domingo, 17 de novembro de 2013

Águas do rio São Francisco chegam a Adutora do Pajéu, que abastecerá Teixeira e região; Confira!


Com cerca de 200 quilômetros de extensão, a adutora do Pajeú já levou água do Rio São Francisco para Floresta, Serra Talhada, Calumbi, Flores, Carnaíba e agora chega a Afogados da Ingazeira. Depois, segue para a Paraíba.

A vinda da Presidenta Dilma Roussef para inaugurar a conclusão da 1ª Etapa da adutora, marcada anteriormente para este mês de novembro, não acontecerá mais. Segundo O coordenador administrativo do Ministério Público na região, promotor Lúcio Luiz de Almeida Neto, a vinda da presidenta depende da assinatura da ordem de serviço da etapa que vai de Afogados da Ingazeira até Taperoá. Ele disse  que a abertura da licitação estava prevista para o último dia 11/11, mas  que  a Controladoria Geral da União fez questionamentos e assim a licitação foi suspensa. “O DNOCs está trabalhando para agilizar e relançar a licitação”, afirmou .

A expectativa é de que Dilma, no mês de dezembro, assine a ordem de serviço para a 2ª etapa, que levará água às cidades de São José do Egito, Brejinho e a mais dez municípios paraibanos Princesa Isabel, Imaculada, Desterro, Livramento, São José dos Cordeiros, Taperoá, Teixeira, Cacimbas, Matureia e Mãe D’Água. 

A construção da Adutora do Pajeú  está dividida em duas etapas. A primeira se encerra com a entrega do trecho até Afogados da Ingazeira. A segunda fase abrange municípios de Pernambuco e da Paraíba. No total, a adutora terá 598 quilômetros de extensão, com a capacidade de atender 400 mil pessoas que habitam  municípios de Pernambuco e da Paraíba.

A conclusão total da segunda etapa está prevista para o final de 2014, com investimentos de R$ 361 milhões. Até 2015, quando a Transposição do Rio São Francisco deverá ser concluída, cerca de 127 cidades paraibanas serão contempladas com as águas do ‘Velho Chico’.
Patosonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário