quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Revista Nacional confirma João Pessoa como a décima cidade mais violenta do mundo; Confira!


A revista Super Interessante publicou dados do Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Criminal do México, que revelam João Pessoa como a décima cidade mais violenta do mundo. Com uma média de 71,59% de homicídios por cada 100 mil habitantes, a capital paraibana ocupa a segunda posição de cidade mais perigosa do Brasil, perde apenas para Maceió.
O ranking foi elaborado com objetivo político de "chamar a atenção para a crescente violência nas cidades, particularmente no México e na América Latina, de modo que os governos se vejam pressionados a cumprir o dever de proteger os cidadãos e garantir o direito à segurança pública, explicam no relatório.
Pelo segundo ano consecutivo, a cidade de San Pedro Sula, em Honduras, ocupa o primeiro lugar do ranking, com uma taxa de 169 homicídios dolosos registrados a cada 100 mil habitantes. Acapulco, um dos principais destinos turísticos do mundo, localizada no México, ocupa o segundo lugar com a taxa de 143 homicídios.
Segundo o relatório da instituição, o Brasil não anda bem. Das 50 cidades que ocupam o ranking completo feito pela instituição, 15 são brasileiras: Brasília (50º), Belo Horizonte (48º), Macapá (45º), Curitiba (42º), Goiânia (34º), Recife (30º), Cuiabá (28º), Belém (26), São Luís (23º), Vitória (16º), Salvador e Região Metropolitana (14º), Fortaleza (13º), Manaus (11º), João Pessoa (10º) e Maceió (6º).
Apesar de presença massiva de cidades latino-americanas, municípios de outras regiões do globo também aparecem na lista. Ao todo, são cinco representantes dos Estados Unidos - Oakland (43º), Baltimore (41º), Saint-Louis (40º), Detroit (21º) e Nova Orleans (17º) -, e três da África do Sul - Durban (46º), Nelson Mandela Bay (38º) e Cidade do Cabo (27º).
Revista Super Interessante / ClickPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário