quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Teixeira PB: Volume de água do Açude Riacho de Moças volta a baixar; Confira os números!

Volume de água do Açude Riacho de Moças volta a baixar.
O volume de água do açude  Riacho de Moças, que abastece os municípios de Teixeira, Maturéia e demais localidade circunvizinhas, voltou a baixar drasticamente no último mês.

De acordo com dados oficiais da AESA, a Agência Executiva de Gestão de Águas do estado da Paraíba, o nível atual de água do açude Riacho de Moças é de apenas 6,0%, o que corresponde em números a 386.317 metros cúbicos de água. Os níveis do açude, de acordo com os dados, caíram 0,8% nos últimos 30 dias, considerando que no início de Outubro o açude possuía 6,8%.
Lembrando que, quando o volume do açude chegar a 5%, passa a ser considerado crítico, de acordo com os critérios da Aesa, impossibilitando assim o abastecimento. Isso que significa que, caso não chova até o final do mês, o açude entrará em Dezembro já em colapso.

Com o consumo mensal de 1% por mês, considerando a abrangência de dois municípios, a situação de Teixeira e Maturéia é difícil.Teixeira já sofre há meses com o racionamento e a população vem se preparando para o risco iminente de colapso. A construção de cisternas, tanques e caixas d´agua é o mais indicado para a manutenção do abastecimento subsistente da população, até que o período de chuvas chegue.
Raízes do Sertão:.s

Nenhum comentário:

Postar um comentário