sábado, 23 de novembro de 2013

Paraíba é o segundo estado com mais mortes de motociclistas no país


A Paraíba é o segundo Estado no país que mais registra morte de motociclistas, no que se refere ao percentual do total de óbitos por acidentes de trânsito, já que do universo de 606 pessoas que morreram no trânsito, 396 eram condutores de moto, o que representa 65,3% do total de óbitos no trânsito.

Com esse percentual, a Paraíba só perde para o Piauí, que teve 69,6% de participação de motociclistas dos óbitos no trânsito.

Os dados fazem referência ao ano 2011 e estão contidos no Mapa da Violência 2013: Acidentes de Trânsito e Motocicletas, divulgado ontem.

O estudo foi desenvolvido pelo sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz com o apoio da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO) e do Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos (Cebela), que utilizou como principal fonte o Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde.

O Mapa da Violência 2013 também traz as taxas de óbitos (por 100 mil habitantes) em acidentes de trânsito por categoria. O motociclista está quase cinco vezes (4,7) mais vulnerável a morrer no trânsito do que quem anda em automóvel. Isso porque segundo a pesquisa, a taxa de morte de motociclista é de 10,5 (por 100 mil) contra 2,2 na categoria automóvel. Já o ciclista tem menos probabilidade de morrer no trânsito (0,6) se comparado ao pedestre (2,5). O transporte de carga apresentou uma taxa de 0,2 óbito por grupo de 100 mil.
Fonte: Jornal da Paraíba 

Nenhum comentário:

Postar um comentário