quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Mais da metade dos "condenados" pelo TCE não devolvem dinheiro desviado na Paraíba

Mais da metade dos 219 gestores públicos paraibanos (entre prefeitos, secretários e presidentes de câmaras municipais) “condenados” pelo TCE a quitar débitos decorrentes dos julgamentos que apontaram irregularidades no mau uso de recursos públicos não cumpriu as determinações do Tribunal.

Mais da metade dos 219 gestores públicos paraibanos (entre prefeitos, secretários e presidentes de câmaras municipais) “condenados” pelo Tribunal de Contas do Estado a quitar débitos decorrentes dos julgamentos que apontaram irregularidades no mau uso de recursos públicos, no período de janeiro a outubro deste ano, não cumpriu as determinações do TCE. O débito total das contas desaprovadas encaminhado pelo Tribunal para a cobrança judicial em apenas dez meses chega à cifra dos R$ 36 milhões.

O relatório apresentado nesta quarta-feira (6) pela Corregedoria do TCE aponta que 52,48% das determinações do Tribunal de Contas paraibano não tiveram o cumprimento por parte dos “condenados” ao longo do atual exercício, mesmo sob pena desses gestores serem punidos com a aplicação de multas e repercussão em futuras prestações de contas. Com essa situação, o conselheiro-corregedor Fernando Catão – na foto – sugere que os membros do TCE se reúnam para discutir o problema para encontrar uma solução para o descaso por parte dos gestores públicos punidos.

Dentre as determinações para a recuperação dos recursos públicos utilizados pelos gestores “condenados” de forma irregular, conforme o relatório apresentado pelo TCE, estão as determinações para a recuperação para o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fundeb) de dinheiro usado pelas prefeituras em ações e obras alheias à natureza do Fundo; e a apresentação de documentos e regularização de quadros de pessoal.

Ascom TCE

Nenhum comentário:

Postar um comentário