sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Apesar de chuvas, 16 municípios paraibanos estão em colapso hídrico

Dezesseis cidades paraibanas estão em colapso hídrico e com sistemas de abastecimento desativados total ou parcialmente, de acordo com a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa). Ainda segundo o órgão, mais três açudes devem entrar em falência este ano, dois deles em outubro e um em dezembro. Ao todo, conforme a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), 21 reservatórios estão em situação crítica, com seu volume abaixo de 5% da capacidade total. Nos municípios castigados pela falta d’água, os moradores buscam diversas alternativas para garantir a subsistência.

Além dos 16 municípios, sete distritos enfrentam a mesma situação: Gravatá, Lagoa do Mato, Cepilho, Pindurão, Barreiros, Logradouro (parcialmente) e Cozinha. “Quando o sistema desativa, a Cagepa não tem como captar a água e aí entram as fontes alternativas, as cisternas, o trabalho das prefeituras que costumam distribuir água, o trabalho da Defesa Civil, entre outros”, destacou o presidente da Cagepa, Deusdete Queiroga.

Outro relatório encaminhado ao JORNAL DA PARAÍBA pelo presidente do órgão aponta que além das já citadas, 17 cidades estão em racionamento. Quatro distritos passam pelo sofrimento: Novo Pedro Velho, Logradouro, Braga e Rua Nova.
Apesar do quadro alarmante, o diretor de operações da Cagepa, José Mota, disse que não há previsão de racionamento para outras localidades. “Por enquanto não temos programado iniciar racionamento em mais nenhuma localidade do Estado”, reforçou.
Fonto: JornaldaParaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário