quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Saúde pública é a principal preocupação dos eleitores, revela pesquisa; Confira!


 O Jornal Nacional vai apresentar, nesta semana, uma série de reportagens especiais sobre os problemas que mais afligem os brasileiros, segundo uma pesquisa do Instituto Datafolha com 2.126 pessoas em 134 municípios. Essa pesquisa foi realizada dos dias 6 a 10 de junho e mostrou que a principal preocupação dos eleitores é com a saúde pública. A reportagem é de Tonico Ferreira.
A preocupação é geral. No Sudeste, 28% da população diz que o problema que mais afeta a vida é a saúde, 31% no Norte e Centro-Oeste, 35% no Nordeste e 38% no Sul. Os mais velhos são os mais preocupados: 44% entre os que têm 60 anos ou mais. Na população de menor renda, 38% veem a saúde como o principal problema contra 20% entre os que ganham mais. A razão das filas e da grande concentração de pessoas é a seguinte: a população da cidade tem apenas três dias por mês para marcar consultas e exames especializados que são necessários no caso de doenças crônicas e de doenças graves.
No início dos anos 90, a expectativa de vida era de 66,9 anos. Hoje passa de 74. A vitória da longevidade, a perspectiva de viver mais, no entanto, nos trouxe um novo problema. O perfil das enfermidades que mais afligem os brasileiros mudou. São as doenças crônicas mais comuns em idosos e o tratamento especializado para elas é o maior gargalo do sistema de saúde.
O Brasil mudou, as doenças principais são outras, mas a estrutura do atendimento, segundo Mário Scheffer, professor de medicina preventiva da USP, não acompanhou a nova realidade: “Nem o sistema público e muito menos os planos de saúde estão adequados para atender essa população cada vez maior de idosos. Cerca de 70% dos leitos hospitalares, da capacidade instalada de hospitais, é do setor privado. O SUS não tem serviços próprios suficientes para atender essa demanda”, afirma Scheffer.
Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário