As dados abaixo foram obtidos diretamente do site da AESA (Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba). Eles mostram que há 52 grandes açudes com pouca água no estado atualmente, e ainda há mais 13 reservatórios que estão entre 20% e 35% de suas capacidades totais e que deverão estar com pouca água no final deste ano. Dos 52 mananciais mencionados,14 estão quase secos, ou seja, com menos de 5% de seus volumes totais, outros 38 reservatórios estão com volumes iguais ou abaixo de 21% de suas capacidades totais. Assim são, portanto, 65 grandes reservatórios que devem estar secos ou quase secos na Paraíba até o final do ano, sendo a grande maioria deles, 61 situados no semiárido paraibano e outros 04 no agreste do estado. A tabela abaixo mostra em tonalidade vermelha e amarela os reservatórios praticamente secos ou com pouca água, e em tonalidade preta, aqueles reservatórios que têm entre 20% e 35% de seus volumes totais.
A data da coleta de nível dos mananciais é diferenciada, mas a realidade não foge muito a estes números já que o período chuvoso do semiárido do estado acabou em Maio.
Esses resultados mostram o acerto das previsões meteorológicas deste ano, em que estava previsto irregularidade, chuvas abaixo da média e pouco armazenamento de água nos grandes mananciais do estado. Lembrando que não estão presentes na tabela, todos os mananciais monitorados pela AESA, que totalizam 121, dos quais cerca de 80 situam-se no semiárido paraibano.
Fonte: AESA / DNOCS / CAGEPA
Nenhum comentário:
Postar um comentário