segunda-feira, 15 de outubro de 2012

50 poços artesianos devem ser construídos até o final do ano no Sertão da Paraíba

Ainda este ano mais 50 poços artesianos deverão ser perfurados na Paraíba. A informação é da Companhia de Desenvolvimento dos Recursos Minerais (CDRM), que já concluiu a perfuração de outros 155 poços em 2012.

Segundo a assessoria de imprensa do órgão, essa é uma das ações do Comitê Estadual de Enfrentamento à Estiagem nos municípios que decretaram situação de emergência.Na próxima semana, a programação prevê a perfuração de poços nos municípios de Cuité e Mamanguape. Na sequência São João do Cariri, Parari e Nazarezinho. Também serão perfurados poços em Cajazeiras e Catingueira.

As demandas para abrir poços são do Governo do Estado, por meio do Projeto Cooperar e Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep), em atendimento a pleitos de associações de comunidades rurais.O chefe da Divisão de Hidrogeologia e Sondagens da CDRM, Milton Mafra, informou que a solicitação de poços também chega por meio de projetos apresentados nas plenárias do Orçamento Democrático Estadual (ODE).
SecomPB

2 comentários:

  1. O menino que matou a sede a meio milhão de africanos
    -
    http://njc.santaeulalia.com.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=446:o-menino-que-matou-a-sede-a-meio-milhao-de-africanos
    -
    Escrito por Administrator=Quinta, 07 Outubro 2010 11:39=Protagonista: Ryan Hreljac=Local: Kemptville (Ontario), Canadá=Ryan Hreljac tinha apenas 6 anos quando decidiu colocar em ordem o seu pequeno mundo. Se tinha acesso a água potável com um simples gesto de abrir uma torneira, por que razão as crianças do outro lado do planeta não poderiam fazer o mesmo?
    =
    Foi a partir desta ideia que Ryan conseguiu criar e presidir, hoje com 17 anos, a uma das maiores ONG a nível mundial. A Ryan's Well conseguiu fornecer, de forma sustentável, água potável a mais de 500.000 pessoas.O que torna esta história incrível é que tudo isto foi conseguido através da tenacidade, empenho e engenho de uma criança de 6 anos.
    =
    A História:Certo dia a professora Nancy Prest explicava aos seus alunos (do 1º ano) as condições em que as crianças africanas viviam. Perguntou aos seus alunos se sabiam qual a principal causa de morte entre os seus "colegas" africanos. Todas as crianças estavam convencidas que seria de falta de alimentos. A supresa foi evidente quando Nancy refutou essa ideia: "A falta de água potável é a principal causa de morte entre as crianças africanas!".
    =
    Ryan ficou chocado. Perguntou à professora quanto custava uma torneira em África e a professora, apanhada desprevenida, lembrando-se de ter lido algures que uma bomba extractora custava cerca de 70 dólares, lançou-lhe esse valor como resposta. Nesse mesmo dia, ao chegar a casa, Ryan pediu 70 dólares à sua mãe para enviar pelo correio para África.
    =
    A mãe ignorou tal pedido, claro, mas a persistência e o facto de Ryan se ter disponibilizado para trocar as tarefas diárias de casa pelos 70 dólares deixaram a mãe curiosa. Ryan, em lágrimas retorquiu: "Não entendes mamã! As crianças em África estão a morrer porque não têm água para beber."
    =
    A mãe concordou em dar-lhe uma semanada em troca de tarefas de casa.Ryan esforçou-se e conseguiu amealhar o montante exigido. Sua mãe levou-o aos escritórios da companhia Watercan para que Ryan pudesse entregar o dinheiro ele mesmo.Lá chegados, ficou a saber que uma bomba só não bastaria, seria preciso construir um poço e isso custaria cerca de 2.000 dólares.
    =
    "Isto significa que tenho de fazer mais trabalhos de casa. Não é?" disse Ryan. Susan Bosley, comovida com tamanha tenacidade, conseguiu convencer os seus superiores a ajudar Ryan no pagamento da factura, Ryan teria apenas que juntar 700 dólares.
    =
    A demanda de Ryan correu pelas ruas de Kemptville e, aos poucos, várias foram as pessoas que se juntaram a Ryan. Em pouco tempo conseguiram juntar a soma necessária e o local escolhido para o poço de Ryan foi uma escola em Angolo, Otwal no Uganda, um país onde 1 em cada 5 crianças morrem por falta de água potável antes de atingirem a idade de Ryan.
    =
    O projecto cresceu à medida que as ambições de Ryan iam crescendo e hoje este jovem canadiano conta já com 432 poços construídos em 15 países africanos.Sabe mais em
    -
    http://www.ryanswell.ca/
    =
    Olly=Fonte: CJovem=Actualizado em Quinta, 07 Outubro 2010 11:48
    =
    =
    Ryan's Well Foundation - School Challenge 2013
    =
    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=BxxBKVzcB_A
    -
    -

    ResponderExcluir
  2. Essa reportagem é de 2012. Eu gostaria de saber se os 50 poços foram construídos.

    ResponderExcluir