sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Estiagem provoca alta de preços em municípios da PB

Brasília – A seca na Paraíba causou a perda de 40% do rebanho animal e 90% da safra agrícola, de acordo com dados do governo paraibano. A falta de chuva no estado atinge cerca de 60 mil produtores e causa prejuízos também na hora de comprar: nos municípios em estado de emergência, produtos agropecuários, alimentos e água tiveram quase 50% de aumento.

Na Paraíba, agricultura e pecuária são voltados principalmente para a subsistência. De acordo com o secretário de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Marenilson Batista, a atividade agrícola representa apenas 6% do Produto Interno Bruto (PIB) estadual, “mas, em pequenas cidades, é a única economia que existe”.Em relação à pecuária, além da redução dos rebanhos, há queda de 70% da produção adquirida pelo Programa do Leite, que atende a 120 mil famílias no estado.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), não há previsão de grandes chuvas até o final do ano e, portanto, a seca continua. “As expectativas não são animadoras”, disse o chefe da Seção de Previsão do Tempo do Inmet Recife, Ednaldo Correia.
Fontes: JornaldoBrasilcomAgênciaBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário