domingo, 7 de outubro de 2012

Eleições 2012: Como justificar o voto?


Quem não estiver em seu domicilio eleitoral terá que justificar o voto neste domingo. Para quem for justificar o procedimento pode ser de duas maneiras. Indo até algum local de votação, preenchendo o requerimento de Justificativa Eleitoral e levar o título Eleitoral e um documento com foto para justificar já no dia das eleições, ou até 60 dias após as eleições entregar ao juiz da zona eleitoral onde vota um requerimento de justificativa.

O número de vezes da justificativa é indiferente. O eleitor pode justificar quantas vezes forem necessárias, mas deve estar atento a eventual realização de revisão do eleitorado no município onde for inscrito, o que poderá levar ao cancelamento de seu título eleitoral. É importante que todos os dados colocados na justificativa estejam corretos, se algum dado estiver errado o documento não será válido.

É preciso tomar cuidado com a não justificação dos votos, já que cada ausência não justificada gera um débito com a Justiça Eleitoral e assim o eleitor estará sujeito a restrições. Após três ausências consecutivas não justificadas, o título de eleitor é cancelado e, após seis anos, excluído do cadastro eleitoral.
ClicAtribuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário