sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Teixeirenses fazem campanha no Facebook para tentar salvar a Cadeia Velha

Clique na imagem para aumentar
Nos últimos dias, um dos assuntos mais comentados nos grupos e comunidades da cidade de Teixeira no Facebook é situação em que se encontra o prédio da antiga cadeia pública da cidade, a Cadeia Velha.

Os principais comentários são sobre o estado lamentável em que se encontra o edifício (praticamente em ruínas) e a falta de concientização das autoridades, que até o momento não tomaram nenhuma providência na tentativa de fazer uma reforma ou restauração do que ainda resta. A Cadeia Velha é um dos marcos históricos da cidade de Teixeira, e foi construída no século XIX como sede da prisão pública e da Câmara Municipal. O prédio foi tombado em 2004 pela IPHAEP, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba, e encontra-se em poder do governo estadual.

Por ser de representativo valor histórico, o prédio merece ser preservado. Para muitos analistas, após uma reforma significativa, poderia vir a ser a sede mais propícia do museu cultural do município. Apesar disso, a questão é ainda mais complexa, pois para a realização de uma restauração é bem provável a necessidade de um processo judicial, o que levaria muito tempo. Então, qual deve ser o futuro da Cadeia Velha? Esquecimento e destruição ou preservação?
A Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário