segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Rebanho paraibano vai levar 10 anos para se recuperar da seca

Apesar da alta dos últimos anos, o rebanho paraibano deve apresentar forte redução ao final deste ano. A intensa seca que assola o interior do Estado vem comprometendo drasticamente a criação de gado dos pecuaristas paraibanos, que, segundo estimativa da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (FaepaPB), deve registrar uma queda em torno dos 30% neste ano. Com a baixa, o Estado deverá levar de oito a dez anos para voltar aos números de 2011.

Para o presidente da Faepa-PB, Mário Borba, o total de 1,354 milhão de cabeças de gado contabilizadas na Paraíba pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2011, pode chegar a apenas 950 mil neste ano. “Uma parte do rebanho foi vendida para outros estados, a outra parte foi para o abate e ainda tem o gado que está morrendo em virtude da seca. Não há dúvidas de que a redução será bastante considerável”, afirmou. Outros dois fatores que ainda afetam o setor é a perda de peso do rebanho, que traz desvalorização no mercado, e os custos para alimentação que dispararam, principalmente, para o pequeno pecuarista, que está mais descapitalizado.

Se a estimativa for concretizada, a Paraíba voltará ao ano de 2002, quando o efetivo bovino era de 951,698 mil cabeças. Essa pode ser a primeira grande queda do período, que teve apenas uma leve redução no rebanho em 2003 (950,865 mil cabeças).Os números oficiais do efetivo bovino em 2012 só devem ser divulgados pelo IBGE no segundo semestre do ano que vem.
Com JP Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário