segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Significados de alguns símbolos do Natal

Árvore de Natal: é uma das mais populares tradições associadas com a celebração do Natal. É normalmente uma árvore de folhas perenes, ou uma árvore artificial.É costume enfeitá-la com coloridas e outros adornos natalinos. O principal significado da árvore está relacionada a seu formato triangular e sua folhas resistentes a eternidade de Jesus. A documentos de que sua origem é pagã, tendo sido usada desde tempos remotos pelos povos celtas da Europa, vindo só no século XVI adaptada ao Cristianismo. A primeira árvore de Natal teria sido montada por Martinho Lutero, o fundador do protestantismo.

Papai Noel: É uma das figuras lendárias mais emblemáticas associada ao Natal. Teria sido inspirado em São Nicolau Taumaturgo, que foi arcebispo de Mira, na atual Turquia, no século IV e tinha o costume de ajudar anonimamente pessoas em dificuldade, colocando um saco de ouro na chaminé das casas. O personagem foi associado pela primeira vez ao Natal na Alemanha, no século X, ainda sobre o nome de São Nicolau. Teria assumido o nome de Papai Noel na Inglaterra, durante os séculos XVIII e XIX, tendo ganhado uma roupa vermelha semelhante aos uniformes do exército britânico na mesma época. Se espalhou mundialmente na década de 30, quando o personagem foi usado como garoto-propaganda da empresa multinacional Coca-Cola.

Presépio: É um dos mais tradicionais símbolos natalinos. É a representação do momento mais importante do Natal, o nascimento de Jesus Cristo. Remete-se que o primeiro presépio teria sido feito de argila, e montado no Natal de 1223, por São Francisco de Assis. Na ocasião, é atribuído um milagre ao santo, pois o presépio por alguns minutos teria criado vida. É hoje um dos símbolos mais vistos de Natal, adotado principalmente pela Igreja Católica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário