domingo, 9 de dezembro de 2012

Teixeira PB: Capacidade de água no Açude Novo chega a níveis alarmantes. Veja!

Clique na imagem para aumentar
Constatamos na manhã deste Domingo (09/12) mais um dos efeitos da seca no nosso município: o baixo nível de água no Açude Novo, localizado na zona urbana de Teixeira.

O Açude Novo, segundo estimativas, tem menos de 50% de sua capacidade total de água, o que indica uma baixa alarmante no seu nível. Isso é reflexo da grande seca que atinge todo o sertão paraibano e vem transformando gradativamente a paisagem de uma das regiões mais atrativas do estado. Além do Açude Novo, o outro açude urbano da cidade, o Açude Velho, já está completamente seco desde o mês de Julho, aparecendo inclusive o poço artesiano que fica no fundo do mesmo, que não era visto a muito tempo.

Apesar de não ser utilizado para o abastecimento de água da população o Açude Novo é, além de um dos principais cartões-postais do município, uma espécie de "termômetro" das chuvas em Teixeira, de modo que raramente vem a secar. Prova disso é que, segundo populares, a última vez que o Açude Novo secou completamente foi na grande seca de 1979-1983, portanto 30 anos atrás. O que mais preocupa, porém, não é o baixo nível do açude novo, mas o dos próprios reservatórios que abastecem Teixeira, Maturéia e outras cidade circunvizinhas. Esperamos que, em breve, com a chegado do período de chuvas nós teixeirenses possamos finalmente respirar aliviados.
Raízes do Sertão:.s

Nenhum comentário:

Postar um comentário