quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Aesa aponta 50 açudes com baixo volume de águas na Paraíba

Levantamento da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) constatou nesta segunda-feira (25) que 50 açudes estão com volume abaixo de 20% na Paraíba. Segundo a gerência de recursos hídricos, os reservatórios podem ter o abastecimento suspenso e em alguns casos já estão com o fornecimento interrompido, para evitar que entrem em colapso. O órgão monitora 121 açudes no estado.De acordo com a Aesa, existem atualmente 34 mananciais em observação, com volume abaixo de 20%, e 16 em situação considerada crítica, abaixo de 5% da sua capacidade. Conforme a medição pluviométrica da agência, até a manhã desta segunda-feira nenhuma chuva significativa foi registrada nas 269 estações monitoradas na Paraíba desde sábado (23).

Em cinco dos 10 maiores açudes paraibanos, só foi encontrada situação similar há exatamente uma década. Conforme gráficos da Aesa, em 2003 apresentaram pela última vez as mesmas condições observadas atualmente de baixo volume de recursos hídricos, nos açudes de Coremas, de Acauã em Itatuba, açudeCapoeira em Santa Teresinha, o Gramame no município do Conde e o açude São Gonçalo, em Sousa.

Estão em situação crítica o açude Bichinho em Barra de São Miguel; açude Albino, no município de Imaculada; açude Carneiro em Jericó; açude do Serrote em Monteiro; o Caraibeiras, no município de Picuí; o Chupadouro Iem São João do Rio do Peixe; açude Novo II, em Taperoá; mananciais de Bastiana, Sabonete e São Francisco II, todos em Teixeira; além dos açudes de Prata IISerra Branca ISão José do Sabugi IV, Várzea e São Mamede, nos municípios de mesmo nome.
Aesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário