sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Oito infartos em 36 dias assustam moradores em cidade do interior da Paraíba

O aumento na média de casos de infarto está assustando os moradores e preocupando a Secretaria de Saúde do município, que tem pouco mais de 17 mil habitantes, com sua economia voltada para agricultura e extrativismo mineral.

As autoridades da área de saúde do município de Pocinhos  (localizado no Cariri paraibano, a 158 km de João Pessoa) estão investigando um fenômeno estranho. Em pouco mais de um mês, oito pessoas foram vítimas de infarto. Destas, quatro homens vieram a óbito. Todos os infartados tinham pouco mais de 50 anos de idade. Na média deste ano, um infarto ocorre a pouco mais de 4,5 dias em Pocinhos. “Dos casos registrados pela Secretaria, constatamos que as vítimas estão entre as pessoas acima de 50 anos e com uma vida sedentária, problemas congênitos, entre outros fatores”, comentou Virginia Teles, chefe de gabinete da Secretaria de Saúde local,descartando que o aumento de infartos tenha alguma relação com a exploração de minérios.

A Secretaria de Saúde mantém a explicação de que a jornada dupla (casa e trabalho) aliada ao sedentarismo, pressão arterial e fumo são responsáveis pelo aumento dos casos, de acordo com o levantamento feito a partir dos exames realizados nos pacientes. Contudo, a Secretaria admite que o aumento de casos de infarto é um dos maiores registrados nos últimos anos.O município não dispõe de dados que possa comparar os registro deste ano com o de 2012. A Secretaria de Saúde alega que não recebeu da gestão anterior o levantamento desses casos em anos anteriores.
Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário