sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Meteoro cai na Rússia e deixa centenas de feridos; cientistas avaliam se tem conexão com o que passará hoje próximo a Terra


Cerca de 500 pessoas ficaram feridas, três delas com gravidade, depois que um meteoro caiu e se desintegrou sobre a região russa de Tcheliabinsk, nos montes Urais. A informação foi confirmada pelo Ministério do Interior da Rússia. "Será necessário dar atendimento médico a 474 pessoas, das quais 14 foram hospitalizadas", informou um porta-voz ministerial à agência "Interfax".
O governo afirmou que os danos foram provocados pela onda de choque da explosão que desintegrou o meteoro na atmosfera. O objeto caiu a cerca de 80 quilômetros da cidade de Satki, no distrito de mesmo nome, por volta das 9h20 locais (1h20 de Brasília) e se desintegrou. "Espero que não haja consequências graves, no entanto, isso é uma prova de que não apenas a economia é vulnerável, mas todo o nosso planeta", disse o primeiro-ministro russo Dimitri Medvedev, na cidade siberiana de Krasnoyarsk, onde participa de um fórum econômico internacional.
Testemunhas relataram aos jornais russos "Moskovskij Komsomolets" e "Kommersant Online" terem visto um forte clarão no céu sobre os montes Urais. Um morador de Tcheliabinsk chegou a descrever a imagem como a explosão de uma bomba nuclear. Ao clarão, se seguiu uma forte explosão que chegou a quebrar janelas, relatou o morador.
Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário