sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Paraíba tem pior situação fiscal do Nordeste, diz Diário de Pernambuco

Dos nove Estados nordestinos, a Paraíba foi o estado que mais comprometeu sua receita com despesa com funcionalismo público em 2012.De acordo com o blog IstoéPiaui, a Paraíba excedeu os  limites legais impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e gastou 49,83% de sua receita com o pagamento do funcionalismo público, enfrentando a pior situação no Nordeste.
Na próxima terça-feira, os auditores do Tribunal de Contas do Estado (TCE) irão se reunir para analisar os gastos do Estado, incluindo os poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público e Tribunal de Contas, com pagamento de pessoal. Caso a auditoria constate que os poderes extrapolaram os limites com gastos com pessoal estipulados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), um alerta será emitido. De acordo com relatório enviado ao TCE, os gastos dos Poderes chegaram a 62%. O percentual ultrapassa o limite legal permitido pela LRF.

Dos nove Estados nordestinos, Pernambuco é o quinto que mais comprometeu suas receitas com as despesas com funcionalismo público em 2012. Alagoas (47,41%, até outubro), Rio Grande do Norte (48,01%), Sergipe (48,27%) e Paraíba (49,83%) superaram os pernambucanos. E excederam também os limites legais impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).O executivo estadual paraibano é o que enfrenta a pior situação. Não ultrapassou apenas o "limite prudencial", de 46,55%, como o limite máximo, de 49%.Segundo determina o texto da LRF, nos próximos oito meses, precisa reverter essa situação. Isso exigirá aumento na arrecadação e crescimento zero nos gastos com pessoal. Ou seja, sem reajustes e sem contratações.
Fonte:ClickPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário