quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

"Renunciei pelo bem da Igreja" diz papa Bento XVI aos fiéis


O papa Bento XVI encontrou-se com os fiéis nesta quarta-feira pela primeira vez após anunciar sua renúncia. A primeira aparição pública do pontífice depois da notícia ocorreu durante a tradicional audiência geral no Vaticano, em que o papa recebe milhares de católicos de todo o mundo e os saúda em diversas línguas. O sermão de Bento XVI tratou sobre as tentações a que Jesus Cristo teria sido submetido durante os 40 dias e 40 noites que jejuou no deserto da Judeia, segundo o Evangelho. Durante a catequese, o papa afirmou que renunciou pelo "bem da Igreja".
O pontífice sublinhou que tomou a decisão "em plena liberdade" e porque estava ciente da diminuição de sua força física e espiritual e agradeceu, enquanto era ovacionado pelos milhares de fiéis presentes à sala Paulo VI do Vaticano, o carinho e as orações de todos. “Senti quase fisicamente, nesses dias que não foram fáceis para mim, o amor que me enviaram. Continuem a rezar por mim, pela Igreja, pelo futuro papa. O Senhor nos guiará”, disse. “Caros irmãos e irmãs, como sabem eu decidi renunciar ao Ministério que o Senhor me encarregou em 19 de abril de 2005. Fiz isso em plena liberdade e pelo bem da Igreja, depois de ter rezado muito e examinado diante de Deus a minha consciência, sei muito bem da gravidade do meu ato, mas sei também que não tenho mais condições de executar o Ministério Petrino com a força que isso requer”, afirmou. 
“Me sustenta e me ilumina a certeza de que a Igreja é de Cristo, que não lhe deixará sem seu comando e sua cura. Agradeço a todos pelo amor e a oração com que me acompanharam”. Interrompido por um longo aplauso, Bento XVI agradeceu aos fiéis pela empatia.
Fonte: Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário