Nível dos reservatórios é baixíssimo. O nível de água dos açudes que abastecem os município da Serra do Teixeira vem preocupando a população da região nos últimos meses, devido ao baixa quantidade de água em relação a sua capacidade total.
Quatro açudes abastecem direta e indiretamente a cidade de Teixeira: Bastiana, Riacho de Moças, Sabonete e São Francisco. Desses, três estão quase que completamente secos, com exceção do Riacho de Moças, que apesar de também ter um nível baixo ainda se mantém operacional. Ao todo, a capacidade máxima do açude Riacho de Moças é de 6.413.411 metros cúbicos de água; e desse total existe apenas 992.964 metros cúbicos, ou seja, 15,5% de sua capacidade. Dos quatro, o açude mais seco é o São Francisco, o segundo maior da região, com apenas 0,6% de sua capacidade total de água.
Medo
O principal temor da população é que o açude venha a secar totalmente e aí sim não só o município de Teixeira como toda a região pode vir a sofrer com os efeitos da terrível seca que assola o Nordeste. Outro fator alarmante é que os níveis de água divulgados pela Aesa foram calculados no dia 1 de Fevereiro, o que indica que pode haver menos de 15,5% no reservatório, de fato que as poucas chuvas que caíram neste mês não foram suficientes para subir os níveis. Apesar disso, a população ainda tem esperança, já que a metereologia prevê chuvas a partir do mês de Março que se inicia. Até lá, só o que nos resta é esperar.
Raízes do Sertão:.s
Nenhum comentário:
Postar um comentário