quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Paraíba poderá sofrer apagão; trabalhadores da Energisa ameaçam greve em 222 cidades


O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas da Paraíba (STIUPB) revelou, através do presidente Wilton Maia, que os funcionários da Energisa poderão cruzar os braços em 222 municípios do Estado. A única exceção seria João Pessoa, onde os trabalhadores são representados por outro sindicato. De acordo com Wilton, a Energisa pratica um tratamento discriminatório em relação aos funcionários das cidades do interior paraibano, inclusive com diferença salarial.

Outro problema identificado pelo sindicato é a demissão em massa de funcionários. "Reivindicamos o tratamento isonômico para todos os colaboradores, o que hoje não acontece. Além disso, somente nos últimos trinta dias, cerca de cinqüenta trabalhadores foram demitidos. Vamos solicitar na justiça a readmissão destes trabalhadores, porque demissões em massa só podem ocorrer após negociação com o sindicato", explicou o sindicalista.

A audiência de conciliação, ocorrida na última segunda-feira, no Tribunal Regional do Trabalho, terminou sem avanços. Uma nova audiência está agendada para o dia 14 de fevereiro. O STIUPB também denunciou a prática da terceirização de serviços pela Energisa, o que, segundo Wilton Maia, incorre em ilegalidade. "Conforme determina a Lei Nº 8.987/95, os serviços afins da empresa não podem ser terceirizados. Estamos promovendo uma ação civil pública para coibir esse absurdo", declarou.
Blog do Dércio

Nenhum comentário:

Postar um comentário