quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Patos é a décima sétima cidade mais violenta do Brasil para os jovens


No ranking do IVJ referente ao ano base de 2010, Patos aparece na 17ª posição, seguido de João Pessoa na 58ª e Campina Grande na 63ª colocação na lista dos 283 municípios com pelo menos 100 habitantes mais vulneráveis para jovens no Brasil. Ainda conforme a lista, João Pessoa ocupa 5ª posição no ranking entre as 27 capitais brasileiras. 
O município de Santa Rita, localizado na Grande João Pessoa, é o 5° entre os 283 do Brasil com pelo menos 100 mil habitantes que mais expõe seus jovens à violência segundo Censo realizado em 2010. A informação foi divulgada nesta terça-feira (19) no Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência (IVJ-Violência) feito pelo Ministério da Justiça e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.O estudo retrata itens que influenciam a vida de jovens de 12 a 29 anos de idade: homicídios e mortalidade no trânsito; pobreza, desigualdade socioeconômica; frequência dos jovens nas escolas; e o acesso ao mercado de trabalho. Para realização dos índice foram levados em consideração Censo Demográfico/2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e homicídio e mortes no trânsito ocorridos em 2010.O IVJ tem escala que varia de 0 (melhor resultado possível) a 1 (pior resultado possível) e classifica em primeiro lugar as cidades mais vulneráveis à violência, em um “ranking inverso”, em que a pontuação mais elevada representa maior vulnerabilidade.
O índice varia entre baixo até 0,300 até muito alto para aqueles que apresentam índice maior que 0,500.Dos quatro municípios paraibanos com maiores níveis de vulnerabilidade juvenil, dois deles apresentam índice médio e dois apresentam índice médio-baixo. Santa Rita e Patos com 0,445 e 0,404, respectivamente, são classificados com vulnerabilidade juvenil média, enquanto João Pessoa com 0,344 e Campina Grande com 0,342 são definidos com vulnerabilidade média-baixa.
G1PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário