terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Teixeira PB: Chuvas indicam início de "inverno" no município, diz metereologia

Chuvas podem indicar início de inverno e fim da seca na região.
A chuvas que vem caindo diariamente no município de Teixeira e em toda a região desde o último Sábado, não só vem animando os munícipes, mas também a metereologia.

Segundo dados da AESA, a Agência de Gestão de Águas do estado da Paraíba, órgão responsável pela monitoração da chuva na região serteneja, a chuvas que estão animando a população são um importantes sinal de que o longo período de seca que já dura mais de 1 ano, está chegando bem perto do fim. Os dados da agência indicam que choveu ao todo 265 milímetros em toda a região serrana (Serra do Teixeira) com destaque para os municípios de Desterro, que choveu 126 mm; e Teixeira, cujos dados oficiais ainda não foram apurados. Esses dados são fortes indícios do início de período de chuvas na região.

Outro forte indício, ainda apontado pela metereologia, é o horário em que começam as pancadas de chuva. Em todo o município de Teixeira e nas cidade vizinhas, os primeiros "serenos" começam por volta da 17h e se prolongam até as 3h, quando estão mais forte. Essas características são bastante comuns nas chuvas invernadas, ou seja, que ocorrem no Verão. Mas como sempre, há os dois lados da moeda. Os dados metereológicos indicam, porém, que ainda não é hora de se alegrar tanto. Assim como o período de chuvas é continuo, uma estiagem posterior também pode ser; ou seja, ainda não é hora dos agricultores iniciarem  grandes plantações e sim de estocar água. Apesar dessa informação, a expectativa de chuvas ainda é bastantes animadora, pois deve chover diariamente até este fim de semana. Clique Aqui e Veja a previsão do tempo para Teixeira.
Raízes do Sertão:.s

Nenhum comentário:

Postar um comentário