segunda-feira, 29 de abril de 2013

Conab de Patos sofre com falta de milho nos armazéns

Todos os dias, criadores fazem fila na entrada do prédio da Companhia Nacional de Abastecimento em Patos, no sertão da Paraíba. A expectativa é conseguir comprar milho por um preço mais baixo para alimentar os animais. A quantidade de grão disponível é limitada. Para produtores com cadastro de compra de até 3 mil quilos, a saca de milho custa R$ 18,12, já de 3 a 6 mil quilos, o valor sobe para R$ 21.

A unidade de distribuição da Conab em Patos recebe atualmente por semana 10 carradas de milho, mas a quantidade é insuficiente porque para abastecer os mais de 8 mil criadores sertanejos cadastrados, seria necessário receber o dobro, 20 carradas de milho por semana. Todo o milho que vai para o sertão paraibano é do Mato Grosso. As últimas três carretas que chegaram à Patos levaram 77 toneladas do grão. 


Para tentar reduzir os problemas da escassez, Governo Federal vai enviar à Paraíba até o mês de maio mais de 35 mil toneladas do grão. A novidade é que o milho a preço subsidiado não será comercializado apenas na Conab, mas também em polos da Secretaria da Agropecuária e Pesca do Estado.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário