sexta-feira, 12 de abril de 2013

Confirmada terceira morte por Dengue na Paraíba; estado é o quarto com mais casos no NE

A Paraíba ocupa a quarta posição no ranking dos Estados da região Nordeste com maior taxa de incidência de dengue este ano. O dado estatístico divulgado ontem peloMinistério da Saúde (MS) mostra que o Estado tem 59,9 casos de dengue para cada 100 mil habitantes. No topo da lista aparece Bahia, com taxa de 210,9, seguido do Ceará, 81,7, e Rio Grande do Norte, 65,2.

Acompanhando tendência nacional, a Paraíba apresenta crescimento do número de óbitos por dengue este ano. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou ontem que subiu para três a quantidade de mortes causadas por dengue apenas em 2013. No ano passado, não houve registro de mortes. As mortes foram registradas em João Pessoa, Arara e Salgado de São Félix.Diferentemente do quadro nacional, onde pessoas com idade acima de 60 anos fazem parte do grupo mais vulnerável ao óbito por dengue, os casos de morte na Paraíba foram registrados em crianças (2) e em adulto jovem (1). As informações foram repassadas pela gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Talita Tavares.

Segundo a gerente de Vigilância em Saúde da SES, a Paraíba segue o quadro nacional de aumento de notificações de dengue e de crescimento dos casos graves da doença. No primeiro trimestre do ano passado, foram notificados 1.087 casos suspeitos de dengue, quantitativo que saltou para 2.289 no mesmo período deste ano. A gerente afirmou ainda que os casos de dengue registrados no Estado são principalmente da dengue tipo 4.

Fonte: Jornal da Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário