quinta-feira, 4 de abril de 2013

Cássio vai a Agência Nacional de Águas e pede socorro para açude na Paraíba


No final da tarde desta quarta-feira, 3, o senador Cássio Cunha Lima foi recebido em audiência pelo diretor da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu Guillo. A pior seca dos últimos anos e o possível colapso do Boqueirão dominaram a pauta do encontro.

O senador foi, pessoalmente, pedir socorro para o Açude Epitácio Pessoa (Boqueirão), que é o manancial responsável pelo abastecimento d’água de Campina Grande e mais 17 municípios paraibanos. Segundo Cássio, “as medidas anunciadas pelo governo federal são bem-vindas, contudo extemporâneas. Cisternas e carros-pipa são insuficientes para salvar o rebanho. O descaso prossegue.” Além disso, conforme tuitou, o senador está extremamente preocupado com a situação do açude: “Prevenir para não repetir. Só com a gestão da ANA, em parceria com a AESA, evitaremos o racionamento. O Açude de Boqueirão exige atenção” – alertou. 

O problema é que, de acordo com estudo apontado na Pesquisa em Gestão e Recursos Hídricos Superficiais e Subterrâneos, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o açude encontra-se com capacidade de acumulação reduzida em cerca de 50% - e está gradativamente ameaçado devido às previsões de chuvas em 20% abaixo da média histórica para os anos 2013, 2014 e 2015, evidenciando a possibilidade de colapso no abastecimento d’água a aproximadamente 1 milhão de paraibanos. Além disso, Boqueirão, que alimenta 500 açudes na Paraíba - todos secos e necessitando de recarga, tem volume atual de 222 milhões de metros cúbicos e previsão de perda de 120 milhões de metros cúbicos em 2013. O estudo da UFCG também sinalizou outro problema. Se não for cercada de cuidados, a irrigação às margens do açude há de contaminar a qualidade da água.
Assessoria de Cássio Cunha Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário