Clique na imagem para aumentar |
Rodrigo disse que as chuvas estão escassas como ele mesmo já esperava, e que este ano não haverá inverno (estação chuvosa normal) no semiárido do estado, devido ao Oceano Atlântico Sul, até a data limite de 20 de Março, não ter aquecido, fato que provoca a ausência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o sistema meteorológico responsável pela estação chuvosa da região no período de Fevereiro a Maio.Em 2012, que foi um ano de seca choveu cerca de 675 mm de chuva em Cajazeiras, em Sousa choveu 405 mm, ou seja, mesmo em anos de pouca chuva alguns municípios podem ser beneficiados por volume maiores, algo que é absolutamente normal.
Rodrigo também disse que a situação de Patos é menos preocupante que a de Sousa principalmente porque Coremas, mesmo armazenando pouca água agora em Março ainda tem 39% de sua capacidade, assim como também o Açude de Mãe d’ Água.
Em Teixeira choveu 214,4 mm neste mês de Março, uma média superior que a da mesma época no ano passado, porém ainda baixa. Para este mês de Abril, a agência prevê a ocorrência de novas chuvas na região.
Fonte: Patosonline.com com informações de Rodrigo Cézar Limeira/ Edição Raízes do Sertão
Nenhum comentário:
Postar um comentário