domingo, 18 de agosto de 2013

Brasil lançará satélite até 2015 para evitar espionagem norte-americana


O governo brasileiro planeja lançar um satélite geoestacionário de defesa e comunicações estratégicas para servir ao governo e proteger o tráfego de dados do país da espionagem norte-americana. O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, informou que já está finalizando o processo de licitação para escolher a empresa que vai construir e operar o satélite em questão, que deve ser lançado até 2015.

A preocupação do Ministério da Defesa para ter um satélite exclusivo para o governo se deve à ameaça de cooptação de empresas privadas por governos estrangeiros. Isso porque, segundo as denúncias do ex-técnico da NSA (agência de segurança interna dos EUA), Edward Snowden, empresas privadas de comunicação e internet teriam cooperado com a espionagem norte-americana no Brasil.

“O lançamento do satélite certamente dará mais segurança para as comunicações brasileiras”, afirmou o general Sinclair Mayer do Ministério da Defesa. Ainda assim, o governo está incentivando empresas de internet a construir data centers em território nacional para evitar que dados de brasileiros estejam à disposição de governos estrangeiros.
Agência de Notícias Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário