domingo, 18 de agosto de 2013

Paraíba será o primeiro estado com universidade dentro de presídio; Confira!

O juiz das Execuções Penais de Campina Grande, Fernando Brasilino Leite, disse que a implantação de um campus da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) no complexo penitenciário do Serrotão será um marco na história do Brasil. A inauguração da unidade, fruto da parceria entre a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), acontece no próximo dia 20.


.Na avaliação de Brasilino, o interesse pela reinserção social deve partir primeiramente do próprio apenado, mas o estado deve criar mecanismos que estimulem a mudança de comportamento do detento enquanto ele cumpre pena e depois que ele for posto em liberdade.

Para o magistrado, investir em educação nas unidades penais deveria ser uma medida adotada por todos os estados brasileiros. “Campina Grande vai ser exemplo não só para a Paraíba, nem só para o Nordeste, nem só para o Brasil. Campina Grande vai ser exemplo para o mundo, com esse projeto de implantar a universidade dentro de um presídio. O estado da Paraíba pode se orgulhar em dizer que está sendo pioneiro no Brasil, com esse projeto”, disse o magistrado.
O responsável pela Vara das Execuções Penais em Campina teceu elogios aos agentes penitenciários da Paraíba, afirmando que “nos últimos anos diminuíram drasticamente os casos de rebeliões e maus tratos nos presídios do estado”.
Fonte: Secom-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário