terça-feira, 13 de agosto de 2013

Planta causa "envenenamento" de seis crianças no sertão paraibano


Seis crianças da mesma família da zona rural do município de Monte Horebe (na região do Alto sertão da Paraíba, a 554 quilômetros de João Pessoa), foram internadas no último sábado com sintomas de envenenamento, após a ingestão de uma planta conhecida na região como pinhão roxo.
As crianças foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Três delas estão sendo tratadas no Hospital Infantil da cidade de Cajazeiras, a 48 quilômetros de Monte Horebe, e duas inspiram maiores cuidados. As outras três foram encaminhadas para o hospital de São José de Piranhas.
O pinhão roxo (Jatropha gossypifolia) é também é conhecido como pinhão-de-purga, pinhão-paraguaio  e pinhão bravo. A planta tem propriedades medicinais e é usada por populares no tratamento de diabetes, diarreia, dores estomacais, hemorróidas, hidropsias, hipertensão, neoplasias, queimaduras, reumatismo e úlceras pépticas. Também serve, na medicina popular, como purgativo, pois os glicosídios presentes na casca da semente agem estimulando a musculatura gastrointestinal. 
Portalcorreio

Nenhum comentário:

Postar um comentário