sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Sistema de VoiP da TelexFree é clandestino, diz Anatel

O VoIP, que a Telexfree diz ser sua principal fonte de lucro, é oferecido de forma clandestina no Brasil. A companhia, com sede em Vitória, não tem autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para operar com a tecnologia.

As chamadas realizadas para telefones fixo ou celular pelo programa Telexfree99, ferramenta semelhante ao Skype, passam por uma rede de telecomunicações desconhecida, segundo o órgão. A Anatel explica que hoje há duas formas de VoIP, uma que não precisa de autorização e outra que deve ter licença da agência para funcionar.


O sistema que pode operar livremente é o de chamadas feitas entre computadores em que a comunicação é totalmente conduzida pela internet. 
Quando a empresa possibilita que clientes liguem da internet para um telefone, ela precisa ter autorização ou contrato com alguma operadora brasileira. Norma que a Telexfree descumpre, de acordo com relatório da Anatel. 
O documento ainda afirma que ao oferecer serviços de telecomunicações de forma ilegal, a Telexfree ainda desrespeita outras leis, como ausência de canais de atendimento ao cliente.
A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário