domingo, 18 de agosto de 2013

Nível de água do açude Riacho de Moças está abaixo de 10% e pode entrar em colapso até Dezembro

Nível de água do açude está abaixo de 10%.
Mais um capítulo da novela do racionamento de água em Teixeira. O Açude Riacho de Moças, que abastece os municípios de Teixeira e Maturéia, está com o seu nível de água abaixo de 10%, o que pode significar um colapso para o fornecimento na região.

Segundo o mais recente relatório da Aesa, divulgado no último dia 09/08, o nível de água no reservatório Riacho de Moças é de 636.178 metros cúbicos, o significa 9,9% da capacidade total. No mês passado, o nível do açude era de 12,6%, mas devido a ausência de chuvas na região nas últimas semanas essa número sofreu uma queda de aproximadamente 2,7%.

Com esses dados, e levando em conta o atual racionamento, o abastecimento do açude não deve chegar até o final do ano, caso a situação continue irreparável. Além da falta de chuvas, o consumo desenfreado e o desperdício tem sido agravantes. Ao todo, mais de 20 mil pessoas dos dois municípios dependem da água do Açude Riacho de Moças, pois é o único açude que ainda tem água. Lembrando que, caso o nível de água fique igual ou abaixo de 5%, o abastecimento será interrompido, pois a água estará imprópria para o consumo.
Raízes do Sertão:.s

Nenhum comentário:

Postar um comentário