quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Vinda de médicos cubanos para Teixeira vira debate nas redes sociais; Veja!

Vinda de médicos estrangeiros para o município vira debate nas redes sociais.
A notícia de que o Programa Mais Médicos do Governo Federal pode encaminhar médicos cubanos para Teixeira tornou-se debate nas redes sociais entre os prós e os contras.

Segundo lista divulgada pelo Ministério da Saúde na última quinta-feira (22/08) o município de Teixeira é uma das 27 cidades paraibanas que receberão profissionais provenientes de Cuba. A notícia alegrou muitos teixeirenses, pois a vinda desses médicos pode trazer melhorias para o sistema de saúde local, mas sofreu a resistência de outros, que não concordam com a ação do governo federal de trazer profissionais estrangeiros para trabalhar no país.

O principal argumento dos contras é a de que os médicos cubanos não tem experiência nem capacidade profissional suficiente para atender no município, além de não conhecerem as principais doenças que atingem a população local. Para os prós, porém, os profissionais trarão grande melhorias para a saúde no município  e devem ser recebidos com total hospitalidade.

Nos últimos dias, após crescente resistência por parte de alguns à vinda dos médicos cubanos, o Ministério da Saúde se pronunciou sobre o fato, tranquilizando a população e afirmando que os profissionais que serão encaminhados para o interior tem anos de experiência em medicina, fluência no idioma e que atenderão com a  melhor competência a população carente dos serviços de saúde.

A Saúde em Cuba
Segundo dados recentes da ONU e do PNUD,  o sistema público de saúde de Cuba é um dos melhores e mais eficientes da América Latina, ficando atrás apenas do Chile. Em Cuba, existem atualmente 25 faculdades de medicina e Escola Latino-Americana de Medicina, onde profissionais de diversos países se formam, inclusive do Brasil.
A média de médicos em Cuba é de 6,4 profissionais para cada mil habitantes, sendo que no Brasil essa média é de 1,8 para mil habitantes. A média ainda é superior ao de países desenvolvidos como Espanha e Portugal, onde a média é 4 para mil. Além disso, a taxa de mortalidade infantil é 4,6 para cada mil nascidos vivos, enquanto no Brasil é de 15 cada para mil nascidos vivos. A expectativa de vida no país também é uma das mais altas do continente: 77,9 anos.
Ou seja,  com esses indicadores, é possível afirmar que médicos cubanos são sim uma excelente opção para melhoria da saúde pública no nosso país.
Raízes do Sertão:.s

Nenhum comentário:

Postar um comentário