terça-feira, 2 de abril de 2013

Pesquisa coloca João Pessoa entre as cidades mais armadas do país


A microrregião de João Pessoa foi apontada como a segunda maior em número de armas de fogo no Brasil, conforme pesquisa divulgada na manhã de ontem pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea). O ranking do Mapa de Armas de Fogo nas Microrregiões Brasileiras, que classificou a capital paraibana, teve como referência o ano de 2010 e foi elaborado a partir do contingente populacional, nas cidades com mais de 100 mil habitantes, e a taxa de homicídios registrados no período. Entre as 20 microrregiões com maior prevalência do objeto, as cidades paraibanas de Sapé e Catolé do Rocha também foram listadas.

De acordo com a pesquisa, para a contagem das armas de fogo, foi utilizada a proporção de suicídios e homicídios pelo instrumento em relação ao total ocorridos na localidade.Conforme informações do documento, a proporção foi adotada em virtude da grande dificuldade em analisar o efeito da difusão das armas de fogo nas cidades, no que diz respeito à inexistência de informações precisas sobre este indicador, ou seja, armas legais ou ilegais.

Ainda no ranking das 20 microrregiões com mais armas de fogo no país, 13 estão localizadas no Nordeste, e João Pessoa ficou atrás apenas da microrregião da cidade pernambucana de Itamaracá e se classificou à frente de outras localidades nordestinas como Ceará, Alagoas e Bahia. O estudo, que objetivou discutir se as armas de fogo estimulam (ou desestimulam) crimes violentos e crimes contra a propriedade, listou ainda 20 microrregiões com menos armas de fogo no Brasil e nenhuma cidade paraibana aparece neste segundo grupo.
Jaine Alves (Colaborou Katiana Ramos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário