Nesta fase inicial, o programa vai levar 1.753 médicos para 626 municípios. De acordo com o Ministério da Saúde, 51,3% das vagas ocupadas estão em municípios de maior vulnerabilidade social e 48,6%
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, divulga nesta segunda, às 14h30, a lista de profissionais brasileiros que confirmaram participação no Programa Mais Médicos e dos municípios que serão contemplados no primeiro mês de seleção. Nesta primeira etapa, foram selecionadas, em 31 municípios da Paraíba, 53 vagas.
O número representa apenas 28,9% do total de municípios listados na Paraíba pelo próprio Ministério da Saúde como "prioritários" para a prestação de serviços por esses profissionais. Outros 76 municípios paraibanos, apesar das necessidades, naõ receberão médicos nessa primeira etapa, entre eles Solânea (no Brejo), Aparecida (no Sertão), Cuité (no Curimataú) e Maturéia (no Cariri).
Das vagas no interior da Paraíba 29 estão em municípios de maior vulnerabilidade social. Outras 24 nas periferias da Capital e regiões metropolitanas de João Pessoa e Campina Grande. O ministro Alexandre Padilha também apresentará o calendário das próximas etapas do programa. Os profissionais que se formaram no exterior e finalizaram o cadastro no programa Mais Médicos podem, a partir desta terça-feira (6), selecionar os municípios com vagas não ocupadas por brasileiros.
Fonte: Por Hermes de Luna, com informações do Portal da Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário