quarta-feira, 29 de maio de 2013

Aesa prevê chuvas dentro da média e temperaturas baixas no próximo trimestre


A Agência Executiva de Gestão das Águas doEstado da Paraíba (Aesa) divulgou, nesta terça-feira (28), a previsão do tempo para o próximo trimestre: a expectativa dos meteorologistas é de que as chuvas fiquem dentro da média e as temperaturas comecem a baixar a partir da próxima semana.  Em agosto, os termômetros devem chegar aos 15Cº em municípios do Cariri e Brejo paraibano. 

“Devemos ter uma diminuição gradual da temperatura a partir de junho até o final do trimestre, quando teremos as temperaturas mais baixas. Cidades como Monteiro e Areia, a exemplo de anos anteriores, devem continuar registrando dias bem frios. Campina Grande também pode esfriar bastante, chegando aos 16Cº”, informou a meteorologista Marte Bandeira. 

Oficialmente, o inverno vai começar às 2h4 do dia 21 de junho, mas isto não significa que a temporada de chuvas em todo Estado também inicie no final do próximo mês. “É importante destacar que o inverno oficial não representa altos índices pluviométricos em todas as regiões da Paraíba. Muita gente ainda confunde inverno com chuva. No Alto Sertão, Sertão, Caariri e Curimataú acontece exatamente o inverso: as precipitações vão diminuindo gradualmente”, explicou Marle. 
Já no Agreste, Brejo e Litoral, as chuvas se intensificam de maio a julho. E a expectativa para este ano é de que os números fiquem dentro da média. Este mês, por exemplo, as cidades com maiores índices pluviométricos até a manhã desta terça-feira (28) eram Rio Tinto e Baía da Traição, com 246 e 235 milímetros, respectivamente. 
Com Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário