domingo, 26 de maio de 2013

Saúde registra casos da Dengue tipo 4 na Paraíba, a variação mais perigosa da doença


Quatro casos de dengue Tipo 4 foram confirmados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) na tarde desta quarta-feira (22). A gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Talita Tavares, explicou que nos meses de março e abril foram enviadas mais de 80 amostras suspeitas de dengue que tiveram quatro resultados positivos para o vírus tipo 4 da dengue nos municípios de João Pessoa e Cajazeiras.
Em termos de classificação, se trata do mesmo tipo de vírus, com quatro variações, fato considerado pelo SES como uma ameaça à saúde pública. De acordo com a SES, a descoberta do tipo 4 do vírus foi possível após o isolamento viral da doença, método mais específico para determinação do arbovírus (vírus essencialmente transmitido por artrópodes, como os mosquitos) responsável pela infecção. A coleta de amostra deve ser feita até o quinto dia do início dos sintomas.
O secretário de Estado da Saúde, Waldson Dias de Souza, afirmou que o Governo do Estado reestruturou toda a rede de saúde e montou uma agenda de trabalho que está sendo executada em toda a Paraíba para a implantação de ações de prevenção e combate à dengue. “Precisamos nos unir e intensificar as nossas ações com vistas a redução dos casos da doença em nosso Estado, pois o controle e o combate à dengue é um trabalho de todos”, afirmou.
G1PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário