domingo, 5 de maio de 2013

Petição pública pede criação do Parque Nacional da Serra do Teixeira; Veja como ajudar!


O Parque Nacional (PARNA) será o primeiro do Estado que até então não possui essa modalidade de Unidade de Conservação protegendo um dos mais importantes remanescentes de Caatinga virgem do sertão Paraibano.
Para que esse feito seja possível a sociedade Paraibana precisa se unir e cobrar das autoridades públicas a efetivação desta importante área. O processo já existe desde 2003 (02016.002092/2003-70) e a SOS Sertão luta a quase 10 anos para alcançar esse objetivo agora só falta a ação do ICMBIO para que tudo seja concluído.
As pesquisas realizadas revelam a variedade de espécies animais e vegetais na área, sendo esse um dos pontos fortes para sua preservação. São registradas 174 espécies de aves; 22 espécies de répteis; 17 de anfíbios; e 24 espécies de mamíferos. O levantamento fitosociológico revelou 265 espécies das quais 24 são endêmicas da Caatinga as outras pertencentes ao Cerrado e a Mata Atlântica.Existe, além disso, o potencial para o desenvolvimento do ecoturismo e de esportes radicais. Pois a região é repleta de belíssimos locais, como: cachoeiras, corredeiras, piscinas naturais em rochas, morros pedregosos, o próprio Pico do Jabre, e a Pedra do Tendó de onde se pode ter uma das mais belas visões de toda a Caatinga Nordestina.
Confira nossa Petição a participe você também! Está em nossas mãos a responsabilidade de criar o Parque Nacional da Serra do Teixeira/Pico do Jabre e preservar essa tão importante área as futuras gerações.
Fonte: Patosonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário