terça-feira, 21 de maio de 2013

Trabalhadores Rurais da Borborema se recusam a receber sementes do governo

Agricultoras e agricultores ligados aos Sindicatos de Trabalhadores Rurais dos 14 municípios que compõem o Polo da Borborema vão realizar no dia 23 de maio, próxima quinta-feira, a partir das 9h, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Queimadas-PB, o lançamento do Programa de Sementes da Paixão do Polo da Borborema. 

As ‘Sementes da Paixão’, foi como ficaram conhecidas na Paraíba as sementes locais melhoradas e conservadas pelas famílias agricultoras ao longo de séculos, adaptadas às suas condições de solo e clima, às suas práticas de manejo e preferências culturais. Elas constituem um patrimônio da biodiversidade das famílias agricultoras da região e elemento essencial para a reprodução da agricultura camponesa e a segurança alimentar da população, além de representarem a segurança de que os agricultores terão sempre as suas sementes no momento certo de plantar.

O lançamento está sendo promovido pelo Polo da Borborema em parceria com a Organização Não Governamental AS-PTA Agricultura Familiar e Agroecologia. Serão distribuídas entre as famílias agricultoras seis toneladas, entre variedades de sementes crioulas de feijão (preto, berabinha, macassar, carioca de cacho, carioca de moita, mulatinho, gordo branco e gordo faveta) e uma de fava (cara larga). As sementes estavam armazenadas no Banco de Sementes Mãe localizado no município de Montadas e foram adquiridas pelo Polo da Borborema no ano passado com recursos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal, via Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O PAA desde 2003 tem comprado sementes crioulas de agricultores familiares para doação a Bancos de Sementes Comunitários (BSCs). Atualmente existem na região do Polo da Borborema mais de 60 Bancos de Sementes Comunitários.
Com Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário