sexta-feira, 24 de maio de 2013

Brasil é o maior país com potencial energético não explorado no mundo; Confira!

O Brasil é o 15° maior país do mundo em potencial eólico instalado e o maior da América Latina, em sua maioria não explorado. Ao todo, o parque brasileiro conta com 2,5 mil megawatts (MW) em projetos, e em 2012 teve o oitavo maior crescimento, com aumento de 1 gigawatt (GW).

Os dados são do relatório do Conselho Global de Energia Eólica (GWEC, na sigla em inglês), que foi divulgado na segunda-feira (11). De acordo com o estudo, nos últimos 16 anos, a capacidade instalada de geração de energia eólica mundial passou de 6,1 GW para 282,4 GW. Este potencial significa que, na prática, o mundo pode produzir o equivalente a 20 hidrelétricas de Itaipu em energia a partir do vento. Ainda conforme a pesquisa, somente no ano passado, a matriz eólica do planeta cresceu 19%.

Em primeiro lugar no setor está a China, que é dona de 1/4 da capacidade eólica mundial, com 75,5 mil MW instalados até o final de 2012. Os Estados Unidos aparecem na segunda colocação, com 60 mil MW, o que corresponde a 21,2% do total no mundo. O maior complexo eólico do país fica na Bahia, nos municípios de Caetité, Guanambi e Igaporã, contando com 14 parques e 184 aerogeradores. Segundo a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), somente no ano passado foram instalados no Brasil 38 novos parques, totalizando 108 empreendimentos.
Fonte: Rankbrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário