sexta-feira, 21 de junho de 2013

1 milhão de brasileiros vão às ruas por insatisfação generalizada; popularidade de Dilma cai 8 pontos


Quinta-feira 20 de junho. Um dia para não ser esquecido no País. Mesmo após os aumentos das tarifas serem revogados em cidades como  São Paulo e no Rio de Janeiro os protestos que expressam uma insatisfação com os rumos do Brasil um milhão de manifestantes  tomaram as ruas de mais de 120 cidades brasileiras  — a maior adesão nacional desde o início da onda de protestos.
No Rio de Janeiro, mesmo após a revogação do aumento,  pelo menos 300 mil pessoas foram as ruas. A manifestação produziu  atos de vandalismo isolados, depredações e mais de 40 feridos. Em Brasília, vândalos tentaram incendiar o prédio do Itamaraty. O saldo na Capital Federal foi de mais de 30 feridos. Houve confrontos e violência em Salvador.
Em São Paulo manifestantes entraram em choque com militantes do PT que queriam participar dos protestos e acabaram expulsos da avenida Paulista.Integrantes de outros partidos e centrais sindicais também foram hostilizados. A primeira vítima das manifestações foi um jovem de 18 anos que participava dos protestos em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Ele foi atropelado por uma Land Rover e não resistiu aos ferimentos.
Um dos principais alvos dos manifestantes em todo País foram os investimentos exorbitantes destinados à Copa do Mundo que será realizada no Brasil. Cerca de R$ 28 milhões serão destinados ao torneio segundo o próprio governo. No Rio de Janeiro, foram ao menos 300 mil manifestantes, segundo estimativa do especialista da Coppe/UFRJ, Moacyr Duarte. A passeata tomou toda a avenida Presidente Vargas, da Candelária à sede da prefeitura, na Cidade Nova. Ali, um grupo lançou sinalizadores sobre PMs que guardavam o prédio da administração municipal. O Batalhão de Choque foi acionado e reagiu com bombas de gás lacrimogênio, dispersando a manifestação.  
Fonte: R7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário