sábado, 29 de junho de 2013

Tempo na TV, repasse de grana e duração de mandato devem ser propostas do plebiscito nacional


Depois de muitas manifestações pelo Brasil pedindo o fim da corrupção e mudanças nos sistemas político e eleitoral, a presidente Dilma Rousseff propôs a convocação de um plebiscito popular para fazer uma reforma política. O R7elaborou ouviu especialistas e estudou o assunto para trazer os principais pontos a serem mudados no sistema político.
O assunto voltou à tona recentemente, porém, a Câmara dos Deputados está preparada, na teoria, para votar a reforma política há mais de 15 anos. Um projeto que trata sobre o assunto já existe e coloca em pauta, por exemplo, o financiamento de campanha — uma das questões mais criticadas. 
O relator da matéria, deputado Henrique Fontana (PT-RS), já chegou a declarar que acredita que depois de tantas manifestações pelo País, a reforma possa ser, finalmente, votada.
Na última quinta-feira (27), o Planalto apontou que a ideia é que o plebiscito traga questões sobre o financiamento público de campanha, o modelo de eleição de parlamentares e de escolha de candidatos. A questão divide opiniões de políticos, juristas e população de um modo geral.De acordo com o advogado especialista em Direito Eleitoral Ricardo Penteado, do Iasp (Instituto dos Advogados de São Paulo), é preciso um amplo processo de conscientização da população sobre os temas que serão abordados no plebiscito para que ela saiba sobre o que está votando.
Fonte: R7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário