sexta-feira, 28 de junho de 2013

Dois açudes monitorados pela Aesa já estão sangrando; Confira!


Dois açudes monitorados pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) estão sagrando. Na cidade de Mari, o reservatório Olho d’água que comporta 868 mil metros cúbicos; e no município do Conde, a barragem Gramame-Mamuaba com capacidade para mais de 56 milhões de metros cúbicos. 

O reservatório localizado no Conde é responsável pelo abastecimento da região metropolitana de João Pessoa e transbordou nesta semana garantindo a segurança hídrica da capital e cidades circunvizinhas durante o período de um ano. “Este sangramento nos assegura que vamos ter tranquilidade  para atravessar a estação seca”, destacou o presidente da Aesa, Antônio Vicente Machado Sobrinho. Já o açude que fica em Mari está sangrando há 15 dias.

Atualmente, a Aesa monitora 124 mananciais em todo o Estado. Juntos, os açudes têm capacidade para acumular quase quatro bilhões de metros cúbicos d’água. Destes, 72 estão com volume de água acima de 20% de sua capacidade total. Outros 35 estão com volume abaixo de 20% do total e a situação é crítica em 14 mananciais, com menos de 5% do volume. A relação detalhada com a capacidade e o nível dos reservatórios monitorados pelo Governo do Estado está disponível na internet, no portal www.aesa.pb.gov.br. Na página também é disponibilizada a previsão do tempo e temperatura com informações atualizadas a cada 12 horas.
Com Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário