A notificação de casos suspeitos de sarampo na Paraíba dobrou na última semana, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES). A Gerência Executiva de Vigilância em Saúde informou que até o último dia 7, 30 casos notificados da doença haviam sido registrados, sendo 26 em João Pessoa, um em Cabedelo, um em Lucena, um em Cruz do Espírito Santo e um em Bayeux. Desses, um (em João Pessoa) já foi confirmado em nota oficial da SES, em 5 de junho.
Em 31 de maio, 15 casos de sarampo estavam notificados (um em Lucena e o restante na capital). Segundo informações da Gerência Executiva, as notificações começaram em 15 de maio, quando o primeiro caso foi registrado. Segundo Ana Estela Pachá, do Núcleo de Doenças Transmissíveis da SES, a partir desta primeira suspeita, os prontuários médicos do ano no Estado começaram a ser arrolados pela equipe da SES, para observar se houve casos suspeitos anteriormente. Outros alertas sobre a doença podem ser divulgados em breve.
Todas as pessoas que tiveram contato com infectados, seja em casos suspeitos ou confirmados, estão sendo imunizados para impedir que o vírus se espalhe. O sarampo não pode ser tratado, apenas seus sintomas. A prevenção, fundamental, se dá através da vacinação. As duas doses são recomendadas em crianças até 10 anos, sendo a primeira aos 12 meses e a segunda dose aos 15 meses.
Fonte: Portal Correio
Nenhum comentário:
Postar um comentário