quarta-feira, 14 de novembro de 2012

300 famílias são beneficiadas com cisternas de alambrado na PB

Cerca de trezentas famílias de agricultores da região de Monteiro, no Cariri, estão sendo beneficiadas com a construção de cisternas de telas de alambrado, que são mais resistentes e sustentáveis durante o período de estiagem. A ação é coordenada pelo Projeto Cooperar, que visa oferecer auxílio ao homem do campo. Nas estiagens as cisternas recebem água dos carros-pipa e muitas famílias não tinham onde fazer o armazenamento. O investimento total é de aproximadamente R$ 700 
mil. 

A técnica é novidade no Cariri, que só tinha cisternas de placa, as chamadas tradicionais. A estrutura de tela de alambrado é menos vulnerável à contaminação. “Ela é totalmente externa, diferente da tradicional, que fica quase enterrada, por isso são mais seguras”, explicou Roberto Vital. Segundo ele, a ideia é agilizar as construções e garantir a segurança hídrica das comunidades beneficiadas o mais rápido possível. 

Os pedreiros responsáveis pela instalação das cisternas estão participando de uma capacitação e já passam a construir as unidades. Cada cisterna tem capacidade para 16 mil litros de água e recebe investimentos de R$ 2,6 mil do Governo do Estado. 
De Olho no Cariri Com Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário