quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Teixeira PB: Seca transforma paisagem na região da Serra do Teixeira

Aspecto da Caatinga em Teixeira PB
A seca, por onde passa, deixa seu rastro de destruição. A cidade de Teixeira não é uma exceção. A região da Serra do Teixeira, conhecida por seu potencial ecoturístico e por sua beleza, vem sendo afetada pelos efeitos da estiagem, que alteram a paisagem do local.

Em toda a região, locais onde havia grande quantidade de árvores verdes desapareceram, sendo substituídas por plantas secas e mortas. As plantas, nessa época, ficam com uma característica branca e rala, o que justifica o próprio nome do ecossistema da região, a Caatinga (em tupi, mata espinhenta). Mas não são só as plantas verdes e vivas que estão desaparecendo. Animais típicos da caatinga como macacos e aves também não se vêem mais com facilidade na região. Esses animais teriam migrado para áreas menos afetadas pela seca, onde pudessem encontrar comida e água.

Outro aspecto dos efeitos da seca na Serra do Teixeira é o baixo nível hidrográfico dos açudes e riachos, que estão praticamente secos. Nas proximidades do Pico do Jabre, um dos pontos turísticos mais visitados da Paraíba,os efeitos da seca também já podem ser percebidos, com a diminuição a cada dia maior das áreas verdes e o desaparecimento de algumas espécies de animais. A seca que vem atingindo a região Nordeste já perdura a mais de um ano, quase sem perspectiva para a volta das chuvas.
Raízes do Sertão:.s

Nenhum comentário:

Postar um comentário