segunda-feira, 3 de junho de 2013

Boatos sobre o fim do Bolsa Família se espalharam a partir de perfis na Paraíba


A Interagentes, empresa paulista especializada em análise de redes sociais, divulgou que há indícios de que o grupo que espalhou boatos sobre o fim do Bolsa Família se organizou com mensagens via Twitter. A empresa fez buscas na internet com o nome do programa e descobriu no Twitter uma mensagem considerada enigmática: "Bolsa família começa sexta". O texto foi postado em 15 de maio, às 18h39m40s, três dias antes da corrida às agências da Caixa. Segundo o sociólogo Tiago Pimentel, da Interagentes, a mensagem desse perfil-líder foi "retuitada" por 14 outros perfis, em horários diferentes, o que descarta o uso de um robô para retransmissão automática. Alguns desses perfis identificavam-se como sendo da Paraíba.
A ideia de pesquisar sobre o boato nas redes sociais foi do professor Sérgio Amadeu, da Universidade Federal do ABC. Ele achou estranho o caso, por ter acontecido justamente em estados com maior número de beneficiários - explicou o jornalista Renato Rovai, da Revista "Fórum", da Editora Publisher Brasil, parceira da Interagentes.
Pimentel explica que o perfil-líder foi apagado do Twitter em algum momento após o domingo, deixando vazias as timelines dos 14 perfis que "retuitaram" sua mensagem. A pessoa que criou o perfil-líder reingressou com outro perfil no Twitter apenas no dia 24.
Na busca feita pela empresa, o primeiro boato sobre o fim do Bolsa Família, incitando pessoas a sacar o benefício naquele dia, foi achado no sábado, dia 18, às 8h, no Facebook. O criador do perfil se identifica como mulher, moradora da cidade de Cajazeiras, na Paraíba, e tem cerca de 200 amigos. Pimentel afirma que, pelo tipo de comentário, dá para perceber que a rede disseminou informação que vinha das ruas. Ou seja, o boato não foi criado no Facebook. O sociólogo diz que os dados coletados pela empresa podem servir apenas como indícios para uma investigação. As informações foram colocadas à disposição da PF.
Fonte: ClickPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário