terça-feira, 22 de outubro de 2013

Consórcio de petroleiras vence leilão do Pré-Sal; Preço da gasolina deve diminuir nos próximo cinco anos; Confira!


O consórcio formado pelas empresas Petrobras, Shell Brasil, a francesa Total e as chinesas CNPC e CNOOC venceu o leilão do pré-sal do Campo de Libra, localizado na Bacia de Santos, que tem reservas estimadas de 8 bilhões a 12 bilhões de barris de petróleo recuperáveis (isto é, aquilo que pode ser comercialmente retirado do subsolo). O consórcio foi o único a apresentar proposta e venceu ao oferecer o mínimo de 41,65% do lucro do óleo, ou seja, do volume que exceder os custos de operação e os royalties.
De acordo com a comissão especial de licitação, as participações serão divididas em 10% para a Petrobras, 20% para a Shell do Brasil, 20% para a Total, 10% para a CNPC e 10% para a CNOOC, totalizando 70%. Pela regra do leilão, a Petrobras terá os 30% de participação restantes e será a operadora do campo - ficando com 40% no total.

Entenda
O governo separou a maior descoberta de petróleo já feita no Brasil para leiloar nesta segunda-feira, em regime que garante à União a gestão das reservas. A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) realizou, no Rio de Janeiro, o primeiro leilão de exploração e produção de petróleo na camada pré-sal, sob o regime de partilha da produção. Caso confirmada a reserva, Libra se tornará o maior campo de petróleo do País, com volume superior aos campos de Lula (que tem reserva estimada de 8,3 bilhões de barris de petróleo e gás) e Franco (cerca de 5 bilhões), ambos no pré-sal da Bacia de Santos. Libra, portanto, não será o primeiro campo do pré-sal, mas será pioneiro sob o novo regime de partilha, em que a União é parceira na operação da área.
Fonte: Reuters/AgênciaBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário