quarta-feira, 9 de outubro de 2013

TST aprova proposta e Greve dos Correios acaba na Paraíba; Confira!


O Tribunal Superior do Trabalho (TST) julgou, na tarde desta terça-feira, 8, o dissídio coletivo dos Correios, aprovando a proposta apresentada pela empresa e determinando o encerramento da greve da categoria. Os trabalhadores que aderiram à paralisação deverão retomar as atividades normais a partir da quinta-feira, 10. Embora algumas paralisações tenham começado no dia 12 de setembro, a greve geral aprovada pelos sindicatos associados à Fentect foi deflagrada oficialmente em todo o país no dia 17 de setembro.
Ficou decidido que os dias parados serão compensados, a fim de beneficiar a sociedade, normalizando o mais rápido possível a entrega de cartas e encomendas. A compensação deverá ser feita de segunda a sexta, em até duas horas por dia, no prazo de 180 dias. O tribunal manteve o reajuste oferecido pelos Correios, de 8% nos salários, reposição da inflação do período, de 6,27%, com ganho real de mais 1,7% e de 6,27% nos benefícios; vale-extra no valor de R$ 650,65, a ser creditado em dezembro e Vale-Cultura dentro das regras de adesão ao Programa implementado pelo Governo Federal.
Os ministros destacaram que o reajuste ofertado pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) está acima dos índices inflacionários do período, citando inclusive pesquisa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), que demonstra que a maior parte das categorias no Brasil não obteve aumento tão significativo no primeiro semestre de 2013.
Fonte: A Tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário